Saturday, September 09, 2006

Mais uma dica de filme

É quando somos pegos de surpresa que começamos a analisar a vida de um novo ponto de vista. Isso é interessante, analisar a vida sob vários aspectos, suas malícias, seus presentes e seus intempéries. Bons momentos vividos, oportunidades futuras condensadas em um presente oportuno.
"É impossível entrar duas vezes no mesmo rio, no fluir do tempo uma oportunidade perdida, está perdida para sempre." (Heraclitus).
Quantas oportunidades perdemos por medo de errar, por nos achar incapazes ou simplesmente por não perceber a chance de mudar?Esse é o tema do filme "O Clube do Imperador" uma película que me fez pensar sobre a efemeridade da vida, sobre erros e acertos. Neste sentido percebi um pouco tarde que algumas coisas realmente não mudam e que existem questões que não podemos mudar, nem ao menos responder. Percebi que existem erros que apesar de serem perdoados serão em algum momento lembrados e neste momento devemos estar preparados para enfrentá-los.
Desta forma posso citar uma passagem do filme onde um dos personagens fala: "todos em algum momento, somos forçados a nos olhar no espelho e ver quem realmente somos." É nessa hora que oferecemos a face para nossa consciência nos dar o tapa ou o carinho que merecemos. Somos o reflexo de nossos atos, humanos passíveis de erros, que buscam acertos. Imperfeitos ao que nos parece perfeito, responsáveis por tudo que cativamos e desejamos.
A meu ver, o interessante do filme é o jogo do certo e errado, a formação de valores, do caráter de um homem. É a discussão que fica no ar sobre o que será que tem mais valor na vida, o poder ou a dignidade?Esse filme possui muitas passagens legais e frases que podem ser adotadas como filosofia de vida dentre as quais destaco:
"A juventude envelhece, a maturidade é superada, a ignorância pode ser educada, a embriaguez passa, porém a estupidez, ela é eterna." (Aristófanes)
"O valor da vida não é definido por um fracasso ou um sucesso solitário. Por mais que tropecemos, o dever de um professor é esperar que o ensino mude o caráter de um menino e assim o destino de um homem!"
Com isso deixo a minha homenagem a grandes pessoas que passaram na minha vida e foram grandes professores na minha construção, me ensinando a ser quem sou hoje, com defeitos e qualidades, mas ser humano como todos. Aos meus mestres vai à passagem mais bela do filme:
"Um grande professor tem pouco a registrar. Sua vida se prolonga em outras. Esses homens são os pilares de nossas escolas, mais essenciais que seus tijolos e vigas, e continuaram a ser a centelha e a revelação em nossas vidas."
Bem, aqui não quiz fazer uma crítica de cinema, nem tenho essa pretenção. Talvez minha opinião tenha ficado meio conturbada. Relevem, apenas anotem a dica se assim interessarem e façam seus comentários, que todos seram bem vindos.

6 comments:

Anonymous said...

Adorei a opinião.
Sugestão de filme anotadíssima!!!

Anonymous said...

Nem sabia desse filme, mas vou anotar.
Quanto às oportunidades, costumo dizer que os piores arrependimentos são por aquilo que deixamos de fazer, e não pelo que fizemos.

Anonymous said...

É, amor!! precisamos viver cada dia como o último. Valorizar o que temos hoje sem esperar situações especiais para sermos felizes...
Eu te amo muitão

Anonymous said...

Estou aqui a comentar principalmente pela seguinte frase do respeitado Aristófanes que conheci em um ótimo filme sugerido por um querido professor da faculdade parabéns a todos que entenderam a essência do aprndizado e vida longa a quem levá-la adiante. Dignidade acima de tudo. Desculpas pelas tantas linhas escrevidas, parabéns Kath.

João Abel said...

Muito boa seu ponto de vista e a forma como fala de seus professores.
Todos devem ter muito orgulho de você.

Kath Borges said...

Obrigada João Abel. Não sei se ele tem orgulho, mas com certeza agradeço muito a eles...