Sunday, August 09, 2009

Homenagem aos Pais

Texto de Artur Távora!!!!!

Ser Pai

Hoje é dia de meu aniversário. E de todas as minhas modestas dimensões humanas, a que mais me realiza é a de ser pai.
Ser pai é acima de tudo, não esperar recompensas. Mas ficar feliz caso e quando cheguem. É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão. É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância (mas compreensão) com os próprios erros.
Ser pai é aprender errando, a hora de falar e de calar. É contentar-se em ser reserva, coadjuvante, deixado para depois. Mas jamais falar no momento preciso. É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte. É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho, fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que terá de viver para compreender e enfrentar.
Ser pai é aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez. É esperar. É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo. Portanto, é agüentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem que percebam, para que consigam descobrir os próprios caminhos.
Ser pai é saber e calar. Fazer e guardar. Dizer e não insistir. Falar e dizer. Dosar e controlar-se. Dirigir sem demonstrar. É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia, jamais transferindo aos filhos o que, a alma, lhe corrói. Ser pai é ser bom sem ser fraco. É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição, o seu lado fraco, desvalido e órfão.
Ser pai é aprender a ser ultrapassado, mesmo lutando para se renovar. É compreender sem demonstrar, e esperar o tempo de colher, ainda que não seja em vida. Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão. Mas ir às lágrimas quando chegam.
Ser pai é saber ir-se apagando à medida em que mais nítido se faz na personalidade do filho, sempre como influência, jamais como imposição. É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho. É saber brincar e zangar-se. É formar sem modelar, ajudar sem cobrar, ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber.
Ser pai é saber receber raiva, incompreensão, antagonismo, atraso mental, inveja, projeção de sentimentos negativos, ódios passageiros, revolta, desilusão e a tudo responder com capacidade de prosseguir sem ofender; de insistir sem mediação, certeza, porto, balanço, arrimo, ponte, mão que abre a gaiola, amor que não prende, fundamento, enigma, pacificação.
Ser pai é atingir o máximo de angústia no máximo de silêncio. O máximo de convivência no máximo de solidão. É, enfim, colher a vitória exatamente quando percebe que o filho a quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver. É quem se anula na obra que realizou e sorri, sereno, por tudo haver feito para deixar de ser importante.

Friday, August 07, 2009

DECLARAÇÃO

Ontem, momento engraçado... estava dirigindo, quando do nada começou a tocar no rádio a seguinte combinação de músicas - METADE/COMO É GRANDE O MEU AMOR POR VOCÊ - cantada por Oswaldo Montenegro... não estava prestando atenção nas músicas que rolava na rádio, mas de repente começou a tocar essa e no mesmo instante minha atenção se voltou para o que tocava... um sentimento tão bom, uma alegria tão grande foi me preenchendo que foi impossível que as outras pessoas não observassem... aquele momento, parecia escutar uma mensagem... algo que dizia muito mais do que a própria poesia trazia... era como uma declaração de amor... algo tão bom e tão bonito que fez reviver um sentimento que a muito tento esquecer e simplesmente pude ter novamente o sentimento aflorado em mim... Quem dera pudesse dizer o que senti com palavras, quem dera pudesse declarar isso a quem de direito... Mas enfim não importa... Gostaria que realmente tivesse a oportunidade de ter dito isso a pessoa quando tive a oportunidade, mas acabei não falando... talvez por medo, talvez porque não compreendia o que eu sentia... Um dia este saberá, e talvez me entenderá... mas pro momento isso não importa apenas queria deixar isso registrado aqui... Os dois links abaixo são dos vídeos referente ao que escutei na rádio, assistam de coração aberto, sem julgamentos e sem preconceitos!!!




http://www.youtube.com/watch?v=QCbeJJ9nJf0





Apenas para compreensão de quão profundo isso tudo foi...


Um dia uma pessoa me mostrou essa linda poesia... Sim, mexeu muito com o que sinto e realmente tive a certeza de que era um momento único. Tive a certeza de que aquele que estava diante de mim faria parte da minha vida de uma forma mais que especial, que iria ser aquele a quem sempre esperei, a quem iria admirar e amar pelo resto dos meus dias, mesmo não sendo o homem da minha vida(se é que existe um homem para vida toda)... Esse foi o momento mais marcante e mais perfeito que vivenciei... Um momento que talvez para ele não tenha tido muito significado, mas que para mim foi o detalhe que fez a diferença... Foi a simplicidade do gesto e a pureza do sentimento que nem todo mundo percebe que chamou a atenção... Foi a inocência e a boa sensação transmitida que me fez perceber aquele momento como algo que nunca viveria de novo... momento que guardarei na lembrança com carinho e muito amor...



Enfim, isso só é um desabo, uma declaração sincera que queria registrar... Talvez as pessoas que leram esse post não compreendam o que relatei aqui... talvez julguem de forma errónea... Não estou expondo, em definitivo, nada de que me arrependa, nem mesmo quero induzir ninguém a sentir qualquer tipo de sentimento com o que coloquei aqui... Simplesmente faço um desabafo sobre algo que realmente desejo declarar... Então, antes que julguem se é certo ou errado, os aviso... não importa o que eu diga ou escreva aqui... Foram tomadas algumas decisões e até que a vida prove o contrário, estas não serão alteradas, portanto, independente do que eu exponha aqui e da declaração que deixei, a vida está seguindo seu rumo do jeito que ela deve seguir, sem mais e sem menos para ser questionada, simplesmente está seguindo... Mas queria realmente deixar registrado... E sinceramente gostaria que a pessoa que me levou a sentir tudo isso soubesse o quanto o que um dia ela fez e disse representou para mim...